O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação da MP 672/2015, que mantém a política de reajuste do salário mínimo como a soma da inflação e do PIB até 2019. O projeto também estende o benefício aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. O senador acredita que a medida é esperançosa porque aposta na recuperação econômica do país.

 

— Essa votação cria pelo menos uma expectativa, e eu acredito muito neste país. Vai dar a volta por cima, nós vamos voltar a crescer, o PIB vai aumentar. E, se o PIB aumentar, naturalmente o aposentado vai ter o reajuste real, acompanhando o crescimento do PIB, como foi nos bons tempos do salário mínimo.

 

Paim rechaçou os argumentos de que a manutenção da política de reajuste causará um rombo nas contas públicas, uma vez que ela atrela a correção ao PIB, e as previsões para os próximos anos são de crescimentos mínimos. A partir de um eventual reaquecimento da economia, concluiu ele, a Previdência será abastecida e terá condições de arcar com reajustes maiores.

 

O senador também celebrou a aprovação do PLV 8/2015, que isenta de licenciamento e de emplacamento as máquinas agrícolas e os veículos usados para puxar essas máquinas. Para Paim, é uma decisão correta e que beneficia os trabalhadores rurais.

 

 

Fonte: Agência Senado

 

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI - SEP/Norte Quadra 505 Conjunto A – CEP 70730-540 – Brasília-DF Fone: (61) 3448-9900 – Fax: (61) 3274-7001 - Site: www.cnti.org.br – e-mail: cnti@cnti.org.br